6 ótimas dicas de como escolher o seu novo sofá

Ele é essencial para a decoração da casa e inúmeras vezes, é o primeiro móvel comprado para a sala. Mas escolher um sofá não é uma tarefa fácil. Para te ajudar nesta difícil escolha, aqui vão 8 dicas básicas de como escolher o sofá perfeito para a sua casa.

1. Tamanho

Primeiro, tire as medidas do ambiente em que o sofá irá ficar. Se for possível, faça também um desenho, no papel mesmo, para mostrar ao vendedor, sem esquecer as portas, janelas e algum eventual quadro vintage (dica!) que já esteja na parede que ficará o sofá. Tire também algumas fotos, para demonstrar onde você quer colocar seu novo sofá.
Se quiser ter uma ideia do espaço que o sofá vai ocupar na sala, pegue as medidas do móvel e forre o espaço equivalente no chão com jornal ou com um lençol dobrado. Assim você experimenta com diferentes móveis ao redor.

2. Espaço vago

Para evitar aquela sensação de aperto, lembre–se de deixar um espaço vago com pelo menos 65 cm nas laterais do sofá, para circulação, ou para colocar uma mesa lateral, com um abajur ou mesmo uma luminária de pé, se o espaço for muito pequeno.
Como regra geral, a distância entre a mesa de centro e o sofá deve ser de 50cm a 90 cm – o suficiente para dar passagem, mas para não ficar muito longe caso a pessoa queira apoiar uma xícara de café, por exemplo. As mesas laterais devem ficar na altura do braço do sofá.

3. Transporte

Parece básico, mas muita gente só descobre que seu sofá novinho não tem como entrar em casa depois que ele empaca na porta do elevador.
Além de sair de casa com as medidas da sala no bolso, lembre-se também de medir a largura e altura das portas ou janelas que dão naquele ambiente. Se for apartamento, não esqueça também de medir o elevador de carga ou o vão das escadas, caso não tenha elevador. Caso mesmo assim ainda não caiba, há ainda os serviços de guindaste para içar o sofá até o apartamento, porém isso depende tanto dos valores cobrados (que é não pouco), quanto das regras do condomínio. Saber de tudo isso evita muita dor de cabeça depois.
Caso mesmo depois de todas estas medições aquele sofá que você queria ainda não consegue entrar no seu apartamento, não fique triste. Existem várias opções de sofás modulares disponíveis no mercado e tenho certeza, que um irá fazer o seu coração bater mais forte.

4. Que cor escolher

Dica para sofá e decoraçãoResista a tentação de escolher um sofá amarelo, por exemplo, ou de outra cor muito chamativa. Com o tempo você pode se cansar de olhar pra ele e pra trocar de cor, só estofando novamente (o que não é barato). Cores como branco, bege, marrom ou até mesmo preto combinam com qualquer estilo de decoração. Basta trocar as almofadas pronto, você tem uma sala nova.

5. Couro ou tecido

Revestimentos de fibras naturais, como linho, são muito confortáveis, mas para casas com cachorros o couro é mais resistente e fácil de limpar, basta um pano úmido e pronto.
Se você não gosta de couro ou não esta disposto a pagar a mais por ele, uma ótima opção são os tecidos impermeabilizados, que resistem a líquidos e sujeira. Impermeabilizar um sofá não é uma tarefa difícil e esta cheio de empresas no mercado que estão disponíveis para fazer este serviço por um preço bastante camarada. Um sofá impermeabilizado resiste por até 1 ano sem que haja necessidade de uma nova impermeabilização. Assim dá para unir o útil ao agradável, poder ter um sofá de suede (por exemplo) sem ficar se preocupando que o sofá irá manchar ficar com aparência de velho.
Lembre que janelas que fiquem perto do sofá devem ser protegidas com cortinas ou persianas, evitando assim que o sol desgaste ou desbote o tecido e/ou o couro.

6. Testando o sofá

Essa último ponto é o mais importante de todos, não deixe de experimentar o sofá antes de compra-lo, caso não seja possível por se tratar de uma encomenda pergunte a vendedora se nenhum dos sofás que estão em amostra poderia ser comparado ao que você esta adquirindo, tenho certeza que a loja terá pelo menos um modelo que te fará ter uma breve sensação do que você esta por aguardar. Caso você esteja comprando um sofá com chaise, não fique acanhado, puxe-o e estique as pernas para garantir que esta confortável o suficiente.
De modo geral, tente escolher um sofá que seja confortável pra você, porém não muito macio, pois por melhores que sejam as espumas e fitas usadas na construção do sofá elas tendem a perder suas propriedades ao longo dos anos e isso pode causar certo desconforto ao sentar.
Nunca se esqueça de perguntar sobre a garantia, as melhores marcas Brasileiras oferecem até mais de 1 ano de garantia em alguns modelos, que pode ser acionado em qualquer problema em seu sofá.

A e mais uma coisa, se esta pensando em comprar móveis para a sua sala antes do sofá, pense novamente, pois sem o sofá não existe sala e não fará qualquer sentido na sua decoração.😉

Agora que já escolheu o seu sofá é sentar e aproveitar!

Olha só que bacana este modelo que encontrei, legal né?